quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Significado da Borboleta Preta

Meu filho Arthur de 4 (quatro) anos adora borboletas e já chegou presenciar uma saído do casulo e ficou maravilhado. Estávamos tomando o café da manhã quando uma borboleta enorme escura adentrou a sala e posou no teto.
O Arthur começou a gritar:
- Mãe, mãe a borboleta, na mesma hora a copeira que é uma senhora de 58 anos falou:
- Dona Lilian pelo amor de Deus, minha avó dizia que borboleta escura quando entra em nossas casas é para trazer noticias ruim.
Na hora comecei a rir e disse que não passava de uma superstição. Fui para o escritório e fiquei com a tal borboleta na cabeça e resolvi pesquisar o seu significado, vamos lá.
Borboleta preta é um inseto da família das borboletas. É um animal que envolve uma série de mitos e há muitos séculos faz parte da imaginação de algumas pessoas e de algumas religiões.
Na história, diz-se que a borboleta é um inseto mensageiro, que traz felicidade, alegria e fortuna. Já a borboleta negra é o contrário da borboleta de cores claras, neste caso, ela é aliada da morte, e quando vem, é um aviso de que alguém vai morrer.
Na Europa, borboleta preta é o espírito de uma criança que morreu sem ser batizada; é a encarnação das bruxas. A borboleta preta faz parte da superstição de muitos povos, inclusive no Brasil, onde os gaúchos, que é a denominação de quem nasce no Rio Grande do Sul, possuem uma grande superstição em relação a borboletas pretas.
Algumas pessoas dizem que a borboleta preta sequer existe, há apenas as que são de cor azul muito escuro e ficam parecendo pretas.
 O que são e como vivem as Borboletas?
Cientificamente, as borboletas são insetos Lepidópteros, ou seja, o tipo de inseto cujo ciclo de vida engloba: ovo, larva, pupa (desenvolvimento em casulo) e imago (fase adulta).
As borboletas têm dois pares de asas membranosas cobertas de escamas, que apresentam formas e cores variadas, além de peças bucais adaptadas a sucção. Dispõem de um órgão especial, a espirotrompa, formada pelas maxilas, no aparelho sugador de insetos lepidópteros que em repouso permanece enrolada formando uma espiral e que se estende quando querem sugar o néctar. Quando estão em repouso, as borboletas dobram as suas asas para cima.
Pequenas e delicadas, as borboletas podem ter o peso mínimo de 0,3 gramas e as mais pesadas podem chegar a pesar 3 gramas. Alguns tipos de borboletas podem chegar a medir até 32 centímetros de asa a asa.

Curiosidades sobre as borboletas:

As borboletas adultas vivem dessas reservas e complementam sua dieta absorvendo o néctar das flores e os sucos das frutas.
A fase adulta pode durar de duas semanas a três meses dependendo da espécie.
A borboleta é um importante agente polinizador. Se extintas, haveria prejuízos para a flora (prejuízos iniciais) e fauna (prejuízos consequentes).

Simbologia e lendas:

A borboleta é considerada um símbolo de transformação e de um novo começo. A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento.
No Japão a borboleta é um emblema da mulher, por ser graciosa e ligeira. A felicidade matrimonial é representada por duas borboletas (masculino e feminino). Essas imagens são muitas vezes utilizadas em casamentos. A metamorfose das borboletas é simbolizada da seguinte forma: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser e a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição. Também pode ser vista como a saída do túmulo.
Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta.
Segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o Espírito  saia do corpo com uma forma de borboleta.
Então prefiro cultivar a ideia que a borboleta  simboliza a mudança porque o poder da borboleta é como o ar, tem a habilidade de conhecer a mente e de mudá-la, é a “arte da transformação”. Nós que estamos a Caminho da Iluminação podemos e deveríamos observá-las atentamente e verificar que, assim como elas, nós também estamos em algum dos seguintes estágios de atividade:
Primeiro estágio: Quando a ideia nasce (a de iniciarmos o caminho), que ainda não é uma realidade, este é o estágio do ovo, o ponto de criação de uma ideia;
Segundo estágio: Quando chegamos ao momento de tomar a decisão de qual caminho escolher e colocar o pé no primeiro degrau, este é o estágio da larva;

Terceiro estágio:  Escolhido o caminho que desejamos seguir é necessário tudo fazer para realizar o projeto, este é o estágio do casulo;


Quarto estágio: O Final  é o da transformação, é deixar o casulo e voar, é a realização!



Moral de toda esta simbologia:
De uma feia larva surge uma linda Borboleta, cujo objetivo foi – criar,transformar, mudar. Ter coragem de aceitar.
Todos nós somos Borboletas, mais cedo ou mais tarde tomaremos consciência de quem somos e ganharemos a coragem necessária para romper o nosso casulo e deixar que nossas belas asas coloridas brilhem no Sol da espiritualidade.
Que esse dia chegue o quanto antes, para cada um de nós e não interessa qual sua cor, raça e crença.

4 comentários:

maravilhoso seu post foi muito reflexivo para mim.
que estava em duvida se colocaria uma tatoo de borboleta e agora tive certeza pois é a representação que eu quero marcada no corpo como lembrança de minhas conquistas.
muito obrigada

Depois de várias vezes ser menosprezado, agora neste neste momento fui de novo. Me deitei e apareceu uma borboleta gigante e preta. Parecia um morcego, estou refletido aa minha vida. Achoo que está na hora de seguir um novo rumo. E pedir orientação para Deus para que seja escolhido oo caminho certo.

Obrigado pela reflexão, acabei de ver uma borboleta preta no quintal, mas agora percebo o que de fato é.

eu acredito que traz noticia de quem já se foi

Postar um comentário